A LITERATURA DE CORDEL EM MEDELLÍN – COLÔMBIA

 

taller-ilp

A convite do Instituto de Língua Portuguesa de Medellín (colômbia), única instituição desse caráter no estado da Antioquia, fui levar, de peito aberto, a nossa querida Literatura de Cordel através de uma agradável e necessária palestra. O ato fez parte da I Semana do Brasil em Medellín, evento que e contou com a participação dos alunos do ILP, mas também foi aberto para a comunidade paisa (como são chamados os habitantes do estado). Na palestra, falei um pouco sobre a história do Cordel, sua chegada ao Brasil, sua importância para a construção da identidade nordestina e sobre os seus campos de atuação na atualidade.

No final da palestra, recitei um poema em cordel da cordelista baiana Creusa Meira, que apresenta de modo coerente e transparente o que foi o golpe parlamentar instaurado no Brasil. Além disso foi importante ressaltar para a plateia quem são os políticos envolvidos nesse crime constitucional. Interessante que os ali presentes já estavam cientes do que vem acontecendo no Brasil e se mostraram dispostos a apoiar-nos no que for preciso. #foratemer!

______________________________________________________________

Num segundo momento, a convite do professor, antropólogo e  mestrando em literatura  Juan Esteban Gonzales Puerta, apresentei a Literatura de Cordel para alunos do curso de extensão em LP da Universidade de Antioquia. Mais uma vez os alunos, de cursos diversos e na maioria futuros engenheiros, se mostraram muito interessados pela nossa literatura e isso serve de combustível para que nós, poetas, possamos levar aos quatro cantos do mundo a nossa Literatura de Cordel. Foi um imenso prazer dialogar com nossos hermanos sulamericanos e espero, o mais breve possível, voltar à Colômbia de tantos ritmos caribenhos, de Gabriel Garcia Márquez e do pintor Botero!

Anúncios
Esse post foi publicado em Sem categoria e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s